Thomas Edison, o inventor …? e a forma de escrever com a Luz…?

Dizem as más línguas que o grande inventor da lâmpada, Thomas Edison, estaria se remexendo na sepultura por causa do fim de sua invenção. Bem, meu caro, as coisas não são bem assim. O que está acontecendo há alguns anos, assim como qualquer  coisa nesse mundo, é que as coisas evoluem para melhor ou fecham as portas. Sim, meu caro leitor, estamos falando de tecnologia, tudo tem se tornando cada vez menor, rápido, leve, barato, e acessível. Isso também não deixaria de acontecer com a grande invenção, de mais de cem anos, de Thomas Edison.

thomas-edison-300x298

O que tem acontecido é que a forma de iluminar as casas e empresas tem se modificado a partir da busca por produtos menos despendiosos. A lâmpada de Thomas, conhecida hoje como incadescente, emite mais calor do que luz e, por isso, algumas empresas tem investido na procura de tecnologia mas eficiente, é o caso da hálogena, da fluoresecente, de vapores e até mesmo os leds. O led, ainda com pouco investimento, pode  ser uma das armas contra o aquecimento global. Não esqueçam, más línguas, que apesar da evolução ou “criação” do novo produto de iluminação, o inventor continua o mesmo.

lampada

Assim, também o inventor da imagem, Niépce, continua sendo o pai da fotografia, o que vai mudar é a forma de escrever, com comprimentos de onda diferentes. Talvez , assim, quem sabe, os “fotógrafos atuais ou apertadores de botões”, comecem a pensar em escrever com luz de forma única e difereciada em vez de fazer “fotocópias” da realidade. Hoje, todos querem exercer a profissão de fotógrafo, desejo resultado de algumas modinhas. Por exemplo, agora virou moda fazer “fotojornalismo” em tudo: casamento, aniversário, batizado enre outros. O que eles não sabem, é que Fotojornalismo trabalha, ou melhor, é informação e não modismo para aparecer na mídia. Um grande escritor da luz vai ler boas referências, observar, comparar, e buscar suas próprias formas de fotografar, e não apenas anotar que tipo de obturador, número F ou ISO foi usado na hora de fotografar. Vai fotografar, escrever seus próprios conceitos de luz no uso da imagem, e não copiar o que outros já fizeram. E, para aqueles que me perguntarem o que é conceito de luz, aí vai uma sugestão: Conceito de luz é observar, compreender, analisar, ler, críticar seus próprios trabalhos e refazer melhor sua leitura com a imagem.

6 comentários sobre “Thomas Edison, o inventor …? e a forma de escrever com a Luz…?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s