Ensaio Sobre a Cegueira…eletrizante…

Uma história sobre o cotidiano das pessoas que sem explicações começam a enxergar tudo às escuras, ou melhor, as brancas.

O filme conta a história de uma epidemia de cegueira, que atinge uma cidade não revelada. Por causa dessa “doença”, chamada no filme de “cegueira branca”, as pessoas em vez de enxergarem o “nada”, isto é, o escuro, preto, ficam em um mundo de uma visão branca, superexposta, totalmente clara e sem definição de qualquer coisa (objeto, pessoas e outras). A cegueira se manifesta em um homem em pleno trânsito e depois atinge várias pessoas que tiveram contato com ele. Essas pessoas, depois de contaminadas, são isoladas pelo Estado em um local sombrio. O enredo do filme mostra a dependência de todos por uma mulher, a única que não foi contaminada.

O filme Ensaio Sobre a Cegueira foi dirigido por Fernando Meirelles e baseado na obra homônima do escritor português Jose Saramago.

2 comentários sobre “Ensaio Sobre a Cegueira…eletrizante…

  1. Larissa disse:

    Li o livro logo quando era caloura – e até hoje é uma das obras que mais marcaram a minha vida. E quando vi o filme, saí do cinema com a mesma impressão que tive quando li “ensaio”, um desconcerto mesmo, de pensar “e aí, e agora?” E o vídeo que você postou é tocante. Saramago só não gostou do cão das lágrimas, mas esse já é outro assunto…

    • Souza disse:

      É, e agora?…Ainda sinto como se tivesse visto essas imagens em algum lugar bem perto…particulamente vemos isso todo dia…e fingirmos não olhar e como se não fosse importante….até quando atingir a nós mesmos..

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s