Da Folha ao Pó – Conexão Bolívia-Brasil

Essa é a foto de capa da versão on-line do dia 26 de agosto do jornal O Dia, do Rio de Janeiro. Ela relata sobre crianças bolivianas “trabalhando” 16h por dia e sete dias por semana nas plantações de coca em Cochabamba.

O destaque dessa foto é que o fotógrafo Nilton Claudino procurou mostrar as crianças entre as plantações de coca sem alterar muito na composição da imagem. Ele esperou as crianças fixarem o olhar para baixo e fechou o diafragma para dar mais profundidade de campo salientado a extensão da plantação. Além do valor técnico o aspecto dessa composição é o compromisso ético demonstrado no próprio enquadramento ao não focalizar os rostos das crianças e o tratamento posterior para que as crianças não fossem identificadas.

Essa foto também demonstra que um jornal popular pode cumprir o compromisso social do jornalismo denunciando uma problemática que diz respeito a todos, independente do país, como é o caso trabalho infantil, sem precisar apelar para o grotesco. É possível fazer jornalismo popular sem ser popularesco. Pelo menos nessa foto O Dia conseguiu fazê-lo.

3 comentários sobre “Da Folha ao Pó – Conexão Bolívia-Brasil

  1. FCS disse:

    Acredito que com a liberação aqui no Brasil, muita coisa eria mudar! Não teria sentido traficar oque e legalizado! Os valores por sua vez, seriam menores tendo em vista que não seria preciso tanta propina etc.
    Em quanto for proibida, mais vendida será. O cigarro por exenplo, mata mais que as drogas proibidas, como maconha,cocaina etc!

    Moro no sertão de Alagoas, a maconha por aqui da mais dinheiro do que o feijão,milho etc. O agricultor, que tem uma familia com 14 filhos, planta maconha por que a mesma da condição de sustentar sua familia durante muito tempo, mesmo sendo preso o dinheiro rende. O governo, deveria combater a fome etc.

    Sou a favor de uma cota por pessoa! Com a liberação muita coisa iria mudar como por exemplo o trafico nas favelas do Rio.

    FCS

  2. Fusca Brasil disse:

    Esse é o Brasil de Lula: garantindo, através de colegas sindicalistas mafiosos como ele, que a droga seja produzida com trabalho escravo infantil e transportado pela única rodovia que o governo lula construiu (a Tanscocalera, na Bolívia) diretamente para os lares brasileiros, garantindo a destruição das famílias. Obrigado, Lula! Já vai tarde demais, e infelizmente deixa um poste plantado por eleições fraudadas.

  3. jorge elias goursand araujo disse:

    SE O BRASIL QUIZER DE IMEDIATO, ACABA COM A ENTRADA DE DROGAS NO PAÍS, MAIS COMO NÃO TEM INTERESSE , FICA DIFICIL , POIS TEMOS FORÇAS ARMADAS/ POLICIAIS, ETC.. O QUE MAIS FALTA, CHO QUE FALTA É VERGONHA NA CARA E FECHAR O CONGRESSO NACIONAL, ACABAR COM AS BARBARIES QUE ACONTECEM NO BRASIL, AS FRONTEIRAS SÃO DESPROTEGIDAS, ENTRA E SAI QUEM QUER, NÃO HÁ UMA VIGILANCIA 24 HS, QUE PAÍS É ESSE , NÃO PODE COBRAR NADA DE NINGUÉ, AGORA NO STF JULGAMENTODE COTAS PARA PESSOAS NEGRAS, QUE ABSURDO, CONTTITUI UMA AFRONTAA CONSTITUIÇÃO
    BRASILEIRA, ARTIGO V TODOS SÃO IGUAIS PERANTE ALEI, NÃO HAVENDO DISCRIMINAÇÃO DECRENÇA/ RAÇA/ RELEGIÃO, ETC.. QUEM SÃO ESSAS PESSOAS QUE SE INTITULAM DOUTORES, SEIQUE A LEI DE DEUS É INTOCÁVEL, MAIS TARDE PAGA-SE O QUE ESTA ESCRITO, E O JOGO DO BICHO, PORQUE NÃO LEGALIZA, OS BINGOS PORQUE NÃO LEGALIZA, OS CASSINOS PORQUE NÃO LEGALIZA, É SÓ PEGAR NOS ESTADOS UNIDOS, COMO É FEITO A FISCALIXZAÇÃO, O QUE É NECESSÁRIO, AÍ ACABA COM A CORRUPÇÃO NO BRASIL, E OS POLICIAIS CIVIS E MILITARES QUE GANHAM POUCO, COMO FICA, É UMA VERGONHA NACIONAL, ESCANDALOS, DESENCONTROS , DESILUSÕES, FOFOCAS, ETC.. ( NÃO SOU NEGRO, SOU BRANCO ), MAIS TENHO VERGONHA DE MUITOS BRANCOS QUE DISCRIMINAM A RAÇA NEGRA, PERGUNTO P/ FINALIZAR:
    QUM NÃO GOSTARIA DE TER EM SUA SALA DE AULA A ( GLOBELZA/ THAIS ARAUJO/ MUITAS ARTISTAS DE COR NEGRA/ BEM DOTADAS, CHEIROSAS, QUEM NÃO
    GOSTARIA DE SENTAR AO LADO E FAZER APOLOGIA, ELA É DA MINHA SALA , É MINHA AMIGA ( DILMA ´V SE TOMA VERGONHA NA CARA E FAZ UMA MEDIDA PROVISÓRIA, E ACABA COM ESSA MALANDRAGEM TODA ),,SE QUIZER FAZ, NÃO FAZ QUEM NÃO QUER.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s